quarta-feira, 2 de março de 2011

First Step

O que é Java?


Mais do que uma simples linguagem, Java é uma plataforma de desenvolvimento. Através dela é possível criar aplicativos, desde cartões até servidores de grande porte. Para tanto, a plataforma Java é dividida, basicamente, em três grupos:


JEE (Java Enterprise Edition): Desenvolvimento de aplicações de grande porte, geralmente servidores e main frames.


JSE (Java Standard Edition): Versão padrão do Java, visa o desenvolvimento de aplicações Web e Desktop.


JME (Java Micro Edition): Tem por objetivo o desenvolvimento de aplicações para celulares e plataformas de pequeno porte com memória escassa.


O que é necessário para se desenvolver em Java?


Desenvolver em Java é simples e não precisa de muita coisa. é apenas necessário que se tenha o jre instalado,  efetue o download do JDK e de uma IDE. Ah, mas no entanto, pode ser que você não conheça essas siglas e, obviamente, não sabe o que elas significam e nem onde encontrá-las.

JRE (Java Runtime Enviroment): É o ambiente de execução java, é através dele que você poderá executar qualquer programa em Java. Por isso, é quase certo que você já o tenha instalado na máquina e nem sabe, ainda mais se alguma vez já instalou programas como o LimeWire e JDownloader.

JDK (Java Development Kit): É o kit de desenvolvimento Java. Extremamente necessário para que você crie programas em Java.

IDE: Programa utilizado para codificar. Existem vários, como NetBeans, Eclipe, JCreator, etc. Mas é opcional, uma vez que para escrever códigos em Java é necessário apenas o bloco de notas (é preciso fazer algumas configurações em variáveis de ambiente.).

Enfim, para codificar em java você precisará apenas disso. Mas é importante que, além desses arquivos intalados em sua máquina, você tenha também a documentação do Java para que, se tiver alguma dúvida de como utilizar um determinado método ou classe, possa efetuar consultas.

2 comentários:

  1. Eu Não entendi porque que instalando os Progamas LimeWire e JDownloader o java instala tbm automatico bom foi isso que entendi, é isso mesmo me esplica

    ResponderExcluir
  2. LimeWire e JDownloader são programas feitos em java e para instalá-los é necessário que se tenha a JVM instalada, caso não tenha, é feito o download e ela é instalada. A JVM serve apenas para executar programas feitos em Java.

    Mas para desenvolver em Java é necessário baixar o JDK e, opcionalmente, uma IDE como o NetBeans,por exemplo.

    ResponderExcluir